Muito popular em todo mundo há algum tempo, a estética Maori nos últimos anos tem ganhado bastante força no Brasil, sendo considerada por muitos “a moda da vez” no universo das tattoos.
Não devemos, porém, encarar essa estética simplesmente como uma moda, uma vez que são desenhos baseados num universo cultural muito complexo, cuja linguagem se define por uma série de símbolos os quais carregam enorme quantidade de significados e interpretações.
Maori Tattoo é a arte Polinésia típica do povo Maori originário da Nova Zelândia. Essas tattoos se distinguem pelo uso de bold lines ( linhas grossas ) e a repetição de padrões e desenhos específicos.
Cada padrão possui um significado que, quando combinados entre si, geram um sem-número de interpretações, algumas vezes até contrárias ao desejo do cliente.
Há que se ter bastante cuidado ao se criar uma composição para que não se possa deturpar ou mesmo anular o significado original.
Vale lembrar que as descrições apresentadas são fruto de pesquisa em livros e fontes da Web que julguei bastante confiáveis.
Nos próximos posts vou descrever um pouco dos significados possíveis dos padrões mais comuns que temos observado na maioria das tattoos que vemos por aí.
Abraços a todos !!